segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Dezembro: festas e férias em Porto de Galinhas.

Dezembro pra mim tem cores, cheiros e sabores. Cor azul, cheiro de mar e sabor de verão. O mês começa com as compras e os presentes para os amigos secretos, familiares e amores. Shoppings lotados, bares e restaurantes também. Todo mundo confraternizando como se não houvesse amanhã! Enquanto isso, ralação nos trabalhos para finalizar o ano. Planilhas, estatísticas, reuniões, projetos...cansa demais.
Minha família encontrou a fórmula do sossego há 17 anos: compramos uma pequena casa em Porto de Galinhas, e é lá que passamos sempre a semana do Natal e a do Ano Novo, recarregando as baterias. Sossego em Porto de Galinhas??? Bom, pelo menos a semana do Natal... hoje a praia fica lotada e caótica para as celebrações de Ano Novo. Ainda lembro quando só eu, meu marido e minha mãe aguardávamos a tão esperada meia-noite e nos desejávamos os melhores votos para o ano seguinte. E éramos só nos três naquela praia linda e silenciosa. Hoje os hotéis distribuídos na orla fazem um belo espetáculo de fogos de artifício, a areia fica cheia e todos fazem suas simpatias e se abraçam fazendo a maior festa. Quanta diferença...
A partir daí Porto foi eleita a melhor praia do Brasil por anos e anos pela revista Viagem e Turismo. O que no início me enchia de orgulho, foi me deixando irritada e indignada, pois a quantidade de pessoas procurando esse destino aumentou muito e com isso todos os problemas de uma cidade sem estrutura afloraram. Não podia ser a melhor do Brasil com tanta coisa errada!
Não dava mais para ter poesia. Engarrafamentos caóticos de horas e horas para chegar lá em uma estrada cheia de buracos e sem sinalização, a vila de Porto, que é o local de concentração de turistas, com ruas imundas, esgoto a céu aberto, prostituição, drogas, furtos, exploração descarada, falta de alimentos nos supermercados e depois isso ainda foi piorando com a chegada dos trabalhadores de Suape, pois muitas casas de veraneio e pousadas foram alugadas para empresas e abrigavam 20, 30 homens para trabalhar nas obras do complexo industrial ali próximo.
Tudo isso foi afastando quem realmente frequentava o lugar. Hoje a maioria dos meus vizinhos opta por alugar suas casas (o que está ficando mais difícil a cada ano) e procurar outro destino para suas férias. Como sou apaixonada por Porto, ainda resisto e continuo me dando essas duas semanas de dolce far niente por lá. Minha proposta esse ano é tentar encontrar coisas interessantes e publicar aqui para vocês. Algumas dicas que possam ajudar quem está de malas prontas para o veraneio e evitar que caiam em alguma roubada. Espero ser útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário